José Galdino Lopes Filho
Maria José Teixeira Lopes Gomes



No início de 2012, o presidente da AFRAFEP Alexandre José de Lima Sousa, atendendo as ponderações do auditor fiscal José Galdino Lopes Filho e de sua irmã a memorialista Maria José Teixeira Lopes Gomes tomou a iniciativa de resgatar e organizar todo o acervo da Revista do FISCO, no entanto, constatou que nos arquivos da AFRAFEP só havia 64 números. Urgia que se procurasse atualizar todo o acervo, adotando soluções concretas para preservar todos os números da citada Revista.

A primeira providência de José Galdino Lopes Filho foi desenvolver ações operacionais, buscando nos acervos particulares e públicos os números faltosos. Em seguida, procurou uma assessoria e encontrou no Curso de Informação e Documentação - Biblioteconomia da UFPB na pessoa da Coordenadora do Curso Alba Lígia de Almeida Silva toda a acolhida julgada necessária para atingir o fim almejado.

Como já existia um Convênio da AFRAFEP e a UFPB não foi difícil dar inicio as atividades do projeto de cooperação. A Coordenadora indicou a bibliotecária Leyde Klébia Rodrigues da Silva que selecionou vários estagiários do Curso para desenvolver e executar o projeto junto a AFRAFEP; o trabalho passou a ser executado a partir de maio de 2012; neste período foram recuperados vários exemplares, indexados e digitalizados todos os números da Revista FISCO.

O trabalho empreendido pela AFRAFEP, por ocasião dos seus 50 ( cinqüenta) anos vai não apenas preservar a memória da Revista, mas dar ao público leitor acesso a um importante acervo para pesquisa histórica como: a pluralidade de temas abordados, merecendo destaques as fotografias que acompanham as reportagens refletindo a efervescência política e a troca de cadeiras da Secretaria das Finanças . Já o objetivo do presente Site é a disponibilização da Revista não só aos membros do FISCO paraibano, mas a qualquer pessoa que se interesse pela memória da Paraíba, através da valorosa Revista do FISCO.

O presente Site da Revista vai ser periodicamente alimentado.

Palavras-chave: